Rocktrip

Curiosidades sobre a banda Pink Floyd

Curiosidades sobre a banda Pink Floyd

 

Pink Floyd é de longe, uma das bandas mais respeitadas e adoradas no mundo do rock. Seus fãs continuam lotando os shows do David Gilmour e do Roger Waters. Não é para menos. O que a banda Pink Floyd representa na história do rock é algo totalmente relevante. Eles abriram caminhos para muitos outros artistas que vieram logo na sequência, com seu rock progressivo e muito psicodélico. Eles influenciaram muita gente e continuam fazendo isso até hoje (e espero que isso siga por muito tempo ainda).

A banda surgiu em Londres por volta de 1965. Com letras filosóficas e harmonias experimentais que poderiam nos fazer viajar mesmo sem tomar nenhuma substância ilícita, a banda Pink Floyd se tornou uma das bandas mais bem sucedidas da história do rock. Foi fundada por Syd Barrett que era guitarrista e vocalista, depois vieram Nick Mason na bateria, Roger Waters como baixista e vocalista e Richard Wright como tecladista e vocalista também. David Gilmour integrou o time em 1967, então a banda por um ano teve 5 integrantes. Mas em 1968, Barrett teve que sair da banda por conta de um problema de saúde mental (dizem que ele estava tendo uma deterioração mental, não se sabe o porquê) e o Pink Floyd voltou a ter apenas 4 integrantes.

Até aqui, já contei coisas que talvez alguns de vocês não soubessem. Mas agora, vou contar as curiosidades sobre a banda Pink Floyd. Aqueles fatos da história da banda e dos integrantes, que muita gente desconhece. Afinal, falar de Pink Floyd é falar de coisa muito boa, não é mesmo?! Então vamos lá!

– Quatros dos discos mais conhecidos e aclamados do Pink Floyd, teve Roger Waters como letrista e autor dos conceitos que fizeram a base dos discos. The Dark Side of the Moon, The Wall, Animals e Wish You Were Here.

– Em 1979, Richard Wright foi expulso da banda durante as gravações de The Wall, por desentendimentos com Roger Waters, que no momento tinha assumido a liderança do grupo. Richard acabou voltando quando Gilmour e Mason haviam decidido seguir com a banda (após Waters ter saído em 1985). Wright morreu em 2008, aos 65 anos, após perder uma luta contra um câncer. Foi um excelente tecladista. Alguns o consideram como um dos melhores de toda a história. Aqui entre nós… Ele era mesmo.

– Após a sua saída da banda, Roger Waters decidiu processar David Gilmour e Nick Mason, por seguirem com a banda e seu nome de Pink Floyd. Claro que ele perdeu (ele que quis sair e deixar a banda, nada mais justo) e de quebra, a banda ainda lançou mais alguns discos sem Waters, que era um dos principais compositores da banda. Mas os meninos se saíram muito bem sem ele.

– Você sabia que a banda soma mais de 250 milhões de discos vendidos? É uma marca que poucos alcançaram. Bom, só aqui em casa, o Ale e eu temos uns 6 discos do Pink Floyd em vinil! Um melhor que o outro.

 

– O Pink Floyd entrou para o Rock and Roll Hall of Fame dos Estados Unidos em 1996 e no Hall of Fame do Reino Unido em 2005.

 

– Você sabia que uma nova espécie de camarão, descrita em 2017, foi descoberta e foi batizada de synalpheus pinkfloydi, em homenagem à banda? Pois é, não sei se iria gostar muito de colocarem meu nome num camarão, mas… A homenagem foi meio maluca assim como a maior parte dos fatos relacionados ao Pink Floyd.

– A banda surgiu em 1965, como mencionei acima, mas o primeiro álbum veio só em 1967, com The Piper at the Gates of Dawn. Muitos especialistas consideram esse álbum como um dos melhores da banda e também como um dos melhores primeiros álbuns de uma banda. Foi muito bem recebido pela crítica da época e é um belo exemplar da música psicodélica britânica.

– O guitarrista Jeff Beck foi considerado para entrar na banda, quando Barrett já não estava mais tocando bem e com muitas sequelas devido ao uso excessivo de LSD. Diziam que ele encarava um ponto durante o show e tocava apenas um acorde o show inteiro (tipo um vegetal no palco). Mas quem assumiu o fardo de tentar substituir Syd Barrett, foi David Gilmour. O que teria sido do Pink Floyd se Jeff Beck tivesse entrado na banda?

– Syd Barrett deixou a banda, mas ainda conseguiu produzir mais dois discos em sua carreira solo, o “The Madcap Laughs” e o “Barrett”, em 1970. Até que os discos tiveram um sucesso razoável e seus ex parceiros de banda o ajudaram na produção. Mas depois disso, ele decidiu se isolar e ficou recluso por muito tempo. Viveu o resto de sua vida pacata em sua cidade natal, Cambridge, e em 7 de julho de 2006, ele faleceu.

 

– Impossível não falar do disco The Dark Side of the Moon, quando estamos falando de Pink Floyd. Eu considero uma obra prima do rock psicodélico e muita gente considera também. Aliás, eu acho que esse é um dos melhores discos já produzidos na história do rock. À parte disso, você sabia que esse disco quase se chamou Eclipse?

– Esse disco também foi o primeiro disco que Roger Waters foi compositor solo. E outro fato interessante é na capa, ao invés do prisma, quase foi o personagem dos quadrinhos Surfista Prateado. Essa capa é icônica que nem consigo imaginar outra. Realmente impossível, mas eles disseram que nunca receberam a autorização para utilizar a imagem. Ainda bem!

– The Dark Side of the Moon foi o primeiro disco do Pink Floyd a entrar no Top 40 dos Estados Unidos e com uma forte campanha de divulgação, eles alcançaram o topo da lista dois meses depois. E foi com parte dos lucros das vendas desse disco, que os integrantes da banda ficaram super felizes em ajudar com 10% do budget inicial do filme que eles eram fãs, Monty Pynton em Busca do Cálice Sagrado, que antes de virar filme, era uma série.

 

– Sabe aquelas crianças que deram suporte vocal à banda durante a música “Another Brick in the Wall”? Pois bem, eles eram estudantes de uma escola vizinha ao estúdio onde a banda gravava suas canções. O pagamento para essa participação na música, foi um disco da banda autografado por todos eles. Imagina essas crianças hoje, com esses discos nas mãos e lembrando desse momento. Deve ser fantástico.

– David Gilmour, quando resolveu deixar Cambridge, foi para a França e lá, ele passou a tocar em um pequeno grupo. Mas ganhava a vida era como dublê de corpo para artistas plásticos (hahahaha). É dele a primeira Stratocaster. Sabe o que é isso? Simplesmente a primeira guitarra elétrica desenhada por Leo Fender. É mole?

– A banda tem 15 álbuns. Nem sei dizer quais são os melhores, mas digo que todas as capas são no mínimo intrigantes. Muitos dizem que eles contém enigmas, códigos, referências com filmes, blá blá blá. Eu acho isso tudo uma besteira. Claro que eles tinham que manter aquele ar psicodélico das músicas, então muita coisa ali era posta de propósito, mas acredito que na maior parte das vezes, essas conexões que todos relatam, são apenas viagens malucas das cabeças dos integrantes da banda. Essa é minha opinião, todo mundo é livre para achar o que quiser.

Gente, é muita coisa sobre Pink Floyd. Mas espero ter reunido boa parte das curiosidades que todo mundo queria saber sobre a banda. Impossível não amar e admirar essa banda tão querida e tão memorável. Aos fãs, tamo junto! Segura que vem coisas de rock por aí.

7 responses to “Curiosidades sobre a banda Pink Floyd

  1. gostei muito da materia realmente é bem interessante, nunca ouvir falar de mensagens subliminares nas musicas do grupo; todavia é preciso que alguem entendido faça uma investigação apurada sobre o assunto. muito obrigado, um forte abraço e fique com DEUS.

  2. Os caras realmente estavam muito a frente do seu tempo. Deram para as criancas que cantaram no The Wall um cd autografado numa época em que o cd nem existia ainda. Incrível!!!

    1. Típico comentário de quem entre no texto só para procurar os erros e quando acha, é uma vitória. Não é?!
      obrigada por indicar um erro no meu texto. Passar bem!

  3. Sou fã do pink Floyd tenho boa parte dos disco em vinil gostei dos comentários . Mas o melhor de tudo que eles são ótimos as músicas deles são ótimas …………….

    1. Querido! Obrigada por ter perdido seu tempo em vir aqui criticar meu texto.
      Fala que está ma escrito pro Google, que me coloca sempre na primeira página das buscas! =*

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*