Coronavírus: o que fazer com a viagem já marcada

Pois é, gente. Essa porcaria de vírus está avançando e afetando cada vez mais países pelo mundo, incluindo nosso Brasil. Mas, o que fazer se você tem viagem marcada para os próximos e pior, o que fazer se você tem viagem para países onde o vírus está se espalhando rapidamente, como China e Itália? Bom, vou tentar trazer algumas informações coerentes para vocês, de sites totalmente confiáveis (pelo amor gente, eu sempre tento trazer fatos aqui que não sejam Fake News, por isso digo que estou pesquisando demais para saber exatamente o que escrever para vocês, pois neste momento, o mundo todo está em crise, histeria total e vamos colocar a mão na cabeça e nos acalmar.

Primeiro, quero dizer que o feminicídio mata mais do que coronavírus. No Brasil, a estatística é que uma mulher a cada duas horas (isso mesmo, a cada duas horas) é assassinada no Brasil. Apesar dos números estarem reduzindo aos poucos, temos mais de 60 mil pessoas assassinadas por ano no Brasil. Os casos de dengue no Brasil, ultrapassam o assustador número de mais um milhão de pessoas contaminadas. Sabe quantas pessoas sofrem de depressão no Brasil? Mais de 12 milhões. Numa população de quase 210 milhões de pessoas, percebemos esse número altíssimo de 6% onde a maioria não tem qualquer assistência, pois geralmente falam que depressão é doença de fresco e de gente que não tem o que fazer. O que quero dizer com esses dados? É que isso me assusta. Um vírus X que apareceu agora, que pode ser tratado como gripe, não me assusta. Claro que as pessoas que estão nos grupos de risco, como idosos e pessoas que sofrem de outros problemas como transplantados ou pessoas que fazem quimioterapia, precisam sim ter cuidado. Mas a grande maioria, pode se tratar como resfriado.

Bom, tendo sito isso, agora quero falar sobre outro grande problema. Viagens. Como vocês sabem, eu trabalho com viagens. Viajo por aí para conhecer lugares e contar tudo para vocês. Tenho uma viagem marcada para o começo de abril, que sempre foi um grande sonho. Um grande sonho que parecia estar tão perto, tão real e maravilhoso. Mas agora, com o avanço do vírus, não sei mais o que vai acontecer. Está perigoso viajar por aí, mas não por conta do medo de contrair uma doença e sim, pelo medo de sair e não conseguir voltar mais. A gente não sabe por onde o vírus vai se espalhar de vez e quais países vão fechar suas fronteiras. A Itália toda está em quarentena e eu acho que se querem realmente conter o vírus, é necessário tomar essas medidas, pois ele se espalha muito rápido.

Caso você tenha viagem agendada para os países onde o vírus está se disseminando rapidamente, saiba que você pode entrar em contato com a companhia aérea e pedir a alteração ou o cancelamento da passagem. Até porque, muitos voos realmente foram cancelados. A Latam anunciou há alguns dias atrás, que iria suspender temporariamente os voos entre São Paulo e Milão, que eram realizados todos os dias. A TAP cancelou já mais de dois mil voos entre os países da Europa. Medidas que precisam realmente acontecer para evitar que os casos continuem aumentando.

Com relação aos hotéis, eles devem cancelar ou alterar as datas, sem maiores problemas. Se você tiver algum problema com relação aos cancelamentos ou alterações, aconselho que procure ajude de um advogado, pois frente ao histerismo mundial que esse vírus causou, qualquer empresa deve entender que tudo isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Ninguém tem culpa (com exceção do chinês que comeu algum bicho vivo infectado e começou com essa zona toda) do que está acontecendo e precisam entender. Nós temos uma viagem marcada para alguns países no Sul do continente africano. Não sabemos o que vai acontecer, porque lá, por mais que não se tenha muitos casos, as pessoas estão apavoradas, porque eles não possuem estrutura suficiente e imunidade suficiente para enfrentar uma epidemia dessa. Na verdade, temos algo acontecendo na África há muito mais tempo e que já matou muita gente, aliás, duas coisas. Ebola e a violência de grupos extremistas e terroristas. Mas se o coronavírus chegar com força no continente africano, vai ser difícil.

Por isso estamos nessa situação, não sabemos se vamos cancelar ou não a viagem. Acredito que para a viagens que estão marcadas para daqui alguns meses (para daqui 2 ou 3 meses, para mais) não vai ter problema. Para viagens agendadas para esse mês de março, ou para abril, para locais como Itália ou China, esquece. Melhor cancelar e você vai receber tudo de volta, pois a empresa vai entender. Os países onde a epidemia está se espalhando rápido são esse abaixo:

China, Itália, Irã, Espanha, França, Alemanha, Coréia do Sul e Estados Unidos. Esses são os locais mais críticos. Em seguida vem países como Suíça, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Noruega, Suécia e Japão. De resto, está tudo meio que controlado e meio que igual. Muitos países não possuem nem casos registrados, como é o caso do Uruguay e alguns grandes países da África.

Resumindo, gente. Se você tem viagem marcada para daqui 3 ou 4 meses, não cancele nada. Se tem viagem para esse mês ou para abril, repense e analise. Se a viagem em breve for para alguns dos países que coloquei nessa lista, melhor cancelar, pois as coisas estão muito instáveis e a qualquer momento, uma fronteira pode se fechar, como o presidente americano anunciou ontem, declarando que os Estados Unidos não recebem mais voos vindos de qualquer país da Europa. Uma medida super radical, mas que se pensarmos bem, pode ser que funcione a conter a epidemia pelo país que ele comanda. O que não sabemos, é o que fazer aqui no Brasil. Disseram que na semana que vem os casos irão aumentar consideravelmente. Portanto, é esperar para ver o que vai acontecer. Serão cenas dos próximos capítulos e estamos sempre de olho.

Acha que esse texto pode ajudar alguém que quer viajar e está perdido? Então, compartilha.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *