Conheça as vinícolas de Saint-Émilion, no sudoeste da França

Apesar de menos conhecido pelos brasileiros, o pequeno vilarejo medieval de Saint-Émilion, na região de Nova Aquitânia, sudoeste da França, é um dos destinos de enoturismo mais celebrados e famosos do mundo, a cerca de apenas 40 km de Bordeaux. Quem quiser visitá-lo pode se hospedar no Château Grand Barrail Hôtel, um dos melhores de lá. Confesso para vocês que esse cantinho da França, conquistou meu coração que estive por lá no ano passado. Não fiquei hospedada na cidadezinha, mas vale muito a pena ficar. Na próxima, quero ficar pelo menos dois dias, pois tudo lá é lindo demais.

Trata-se de uma oportunidade imperdível para conhecer algumas das vinícolas mais importantes da região, que são avaliadas por uma classificação oficial revisada a cada 10 anos, que é promovida pelo Syndicat Viticole de Saint-Émilion com o objetivo de motivar os produtores e melhorar a percepção dos consumidores. São duas categorias principais – Premiers Grands Crus Classés e Grands Crus Classés -, que abrangem critérios como qualidade e consistência, tipicidade, vinificação, manuseio dos vinhedos, prestígio e preço.

O mais interessante: algumas das vinícolas mais premiadas ficam bem próximas ao Château Grand Barrail Hôtel e seu concierge pode agendar as visitas e degustações. Da categoria Premiers Grands Crus Classés, três vinícolas encontram-se a apenas cinco minutos de carro do hotel, sendo elas a Cheval Blanc (que impressiona a todos pelos seus vinhedos peculiares em terrenos de aluvião, produzindo vinhos repletos de frescor e complexidade aromática), Château Angelus (situada em um anfiteatro natural, com vista para as três igrejas de Saint-Émilion) e Château Canon (que pertence ao grupo da famosa marca Chanel, refletindo na sua elegância e refinamento).

Já a uma distância de 10 minutos de carro fica outra vinícola premiada na mesma categoria, a Château Pavie, que possui uma belíssima decoração do renomado fotógrafo e designer de interiores Alberto Pinto, morto em 2012. Para completar, em uma caminhada de 10 minutos também a partir do Grand Barrail chega-se ao Château Figeac, cujas origens datam do século II.

Já da categoria Grands Crus Classés, outras grandes vinícolas também se destacam. O impressionante Château de Ferrand (a cinco minutos de carro do hotel) foi construído em 1702 e oferece visitas panorâmicas espetaculares do vale de Dordogne, uma arquitetura soberba e caves incrustradas na pedra de um monumento ao rei Luís XIV, resultando em uma personalidade única exemplo perfeito da filosofia estética que combina equilíbrio e classicismo.

À mesma distância ficam o Château Fonroque (com uma abordagem interessante e avançada de produção, misturando conhecimentos da biodinâmica), o Château La Dominique (com elogiadas safras e vizinho ao Château Cheval Blanc), o Château Grand Mayne (que esbanja um estilo com valores de autenticidade e simplicidade clássica) e o Château Franc Mayne (que possui uma interessante vista panorâmica de sete hectares de trepadeiras cultivadas). Por fim, dirigindo por apenas 10 minutos é possível encontrar o autêntico Château Larmande.

Entre um passeio e outro, os visitantes podem aproveitar o Château Grand Barrail Hôtel e sua infraestrutura de resort cinco-estrelas, posicionada em meio a vinhas e jardins verdejantes. São 46 apartamentos divididos em quatro prédios de estilos variados, alguns perfeitamente adaptados para hóspedes que exigem acessibilidade.

Nos quartos superiores do castelo, um château clássico, a decoração elegante, como a cama com dossel (exclusividade da Suíte Royal), se mistura à paisagem dos vinhedos. Nos outros prédios, em que algumas suítes contam com terraços, o design ganha requintes mais contemporâneos. Divididas em seis categorias, as acomodações têm ainda nuances que todo viajante moderno preza, como caixas de som bluetooth e máquinas de Nespresso. As famílias com integrantes de quatro patas também são bem-vindas, já que alguns apartamentos são pet friendly.

O local, que tem ainda o Salão Mourisco com surpreendentes vitrais em longas janelas e o Grand Salon, espaço elegante e finamente decorado, recebe os visitantes com deliciosos almoços no mais tradicional estilo bistrô francês e jantares com menu gastronômico. Parte da coleção Small Luxury Hotel of the World, o hotel abriga também o Spa Saint-Émilion, que é fonte de bem-estar em uma jornada sensorial que traz equilíbrio ao corpo e à mente. Os tratamentos e os produtos são da marca francesa Cinq Mode e os espaços com vista para os jardins têm ainda saunas secas e a vapor, banheira de hidromassagem, áreas de relaxamento em zonas secas e úmidas, piscina interna e academia aberta 24 horas, com equipamentos aeróbicos e de musculação.

O bem-estar é complementado pela piscina externa aquecida, que tem serviço de bar e snacks, e um tranquilo passeio pelos belos jardins da propriedade, com seus locais totalmente instagramáveis. O hotel conta ainda com recepção, concierge e business center abertos 24 horas por dia, serviço de babá, Wi-Fi e entrega gratuita de jornais. O Château Grand Barrail Hôtel é representado no Brasil pela Key Partners (www.keypartners.com.br), de Sylvia Leimann. Para mais informações e reservas, acesse o site www.grand-barrail.com.

Vale a pena conhecer esse cantinho da França.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *