América

Colonia del Sacramento, no Uruguay

Colonia del Sacramento, no Uruguay. Um doce de cidade

Sabe aquelas cidades fofas, cheias de detalhes rústicos mas que transformam o local em algo extraordinário, com muitas flores o ano todo, ruas de paralelepípedos, pessoas sorridentes e para completar, com lindos píeres para ver um dos pôr do sol mais bonitos que já vi na vida. Uma cidade que parece ter saído de algum livro de romance.
Bucólica é a palavra certa para definir Colonia de Sacramento, no Uruguay.
Essa cidade tão especial encanta na riqueza dos detalhes, tão delicados e ao mesmo tempo, intensos, com personalidade marcante. Colonia é uma cidade que, geralmente, os turistas estão de passagem. Mas ficar hospedado por alguns dias lá, não é tão entediante assim. Se você procura um destino para descansar e encher seu coração de sentimentos bons, renovando suas energias, lá pode ser um dos lugares ideais para isso.
Realmente a cidade é pequena, você pode fazer tudo caminhando. Mas também pode alugar um daqueles carrinhos de golfe e todos os cantinhos da cidade. Ou se preferir, fazer um passeio com um ônibus turístico, mas pelo valor (em média 25 dólares) vale mais a pena você pegar um táxi (dividir com mais algumas pessoas) e pedir para ele te mostrar a cidade. Você conhecerá melhor a cidade do que com o tal do ônibus.
Admito que a região mais bonita, na minha opinião, é toda a extensão banhada pelo Río de la Plata, pois deixa a cidade com um ar praiano também (além do ar de interior). Sim, ela mistura esses dois estilos com uma maestria que poucas cidades conseguem.
Caminhando pela cidade você vai encontrar igrejas brancas graciosas, ladeiras com casas antigas conservadas ao melhor estilo campestre, jardins singelos com flores o ano todo, muitos idosos caminhando animadamente em turma pelas ruas e tomando mate, artesanato típico, carros antigos cuidadosamente polidos e bem conservados, casas no estilo colonial e animais peludos deitados despreocupadamente pelas calçadas.
Um lugar de Colonia del Sacramento que você deve visitar, é a Calle de los Suspiros. É uma rua estreita, com pavimentação original e totalmente desnivelada. Há algumas lendas sobre o nome dessa rua. Uma delas é que os condenados à morte suspiravam ao passar por lá, pois estavam indo ao fuzilamento. Outra é que uma mulher foi morta enquanto esperava seu amor, lhe restando um último suspiro. E a última é que ali tinha alguns prostíbulos e os suspiros seriam das moças ao trabalharem.
Com lenda ou sem lenda, dizem que quem caminhar por lá, subindo e descendo por 3 vezes, nunca mais terá problemas amorosos na vida. Se é verdade ou não, melhor não correr o risco. Caminhe as 3 vezes e sorria.
Para chegar nesta cidade, depende de onde você estará vindo. De Montevideo, existem ônibus que vão direto para lá. Se estiver em Buenos Aires, você pega uma balsa e desembarca em Colonia em pouco mais de uma hora.
Fica a minha dica para um passeio amável e encantador, caso esteja viajando pelo Uruguay ou pela Argentina. Essa cidade, com certeza, ficará presente nas suas lembranças para sempre.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*