Diário de Beleza

Claus Porto. Sua marca e produtos de beleza na história de Porto.

Claus Porto. Sua marca e produtos de beleza na história de Porto.

 

Durante minha viagem a Portugal, aproveitei para conhecer alguns lugares diferentes. A intenção era mergulhar cada vez mais na história do país, para que eu pudesse entender e absorver o máximo de cultura portuguesa que eu pudesse. Organizamos uma visita à uma das lojas mais antigas e clássicas da cidade de Porto, uma marca que cresceu e se destacou junto com a cidade. Se chama Claus Porto. E o que eles vendem por lá? Produtos de beleza há mais de 130 anos. Isso mesmo! Vem comigo que vou te contar tudo.

A história da Claus Porto começou em 1887 (isso mesmo, acreditem) quando Ferdinand Claus e George Schweder, dois alemães que estavam vivendo em Portugal, decidiram abrir em Porto, a primeira fábrica do país de colônias e sabonetes, mas na época se chamava Claus & Schweder. Em 1908, Achilles Brito, era um contador da empresa, se torna sócio. Essa é uma informação importante que mudaria os rumos da empresa. Em 1916, Ferdinand é obrigado a deixar Portugal, por conta da Primeira Guerra Mundial. Mas durante esse processo, Achilles Brito estava criando uma empresa com seu nome, e em 1924 a Claus & Schweder passa a ser integrada à marca de Achilles, a Ach Brito. Que produzia os mesmos produtos.

Em 1936 acontece um marco na história da marca, com a criação da linha masculina de produtos chamada Musgo Real. Até hoje essa linha existe e mantém o mesmo cheiro. Isso remete muito aos avós portugueses que costumavam usar os produtos dessa linha. Em 1953 a Ach Brito abre sua própria litografia, então eles passam a controlar todo o processo de produção dos produtos, desde a criação dos aromar, até a sua embalagem.

Hoje em dia, no grupo Ach Brito, existem 3 marcas próprias, todas com produtos de beleza. A Ach Brito, que pode ser encontrada até em supermercados, então é uma linha mais popular do grupo, a Confiança, que também é uma marca centenária, mas foi adquirida pelo grupo em 2008, sendo que sua origem foi em Braga, uma cidade ainda mais ao norte de Portugal do que Porto, e a Claus Porto, que na verdade, foi onde toda essa história começou. Não é demais? Pensar que ao comprar ou usar um desses produtos, estamos usando algo que tem uma história tão rica como essa, que envolve até as duas guerras mundiais. Incrível!

Os produtos e as embalagens da Claus Porto, foram se modificando ao longo desses mais de 130 anos, conforme a moda da época. Eles já seguiram uma linha mais inspirada na Belle Époque, outras linhas mais sérias por conta da guerra, outras linhas mais coloridas pelos anos 50 e 60 até chegar na linha mais atual, onde uma designer foi chamada para desenhar todas as embalagens dos produtos da Claus Porto.

Eu visitei uma das lojas Claus Porto, quando estava lá em Porto mesmo. Eles possuem outra loja em Lisboa também. Nessa loja de Porto, existe um museu onde eles contam mais detalhadamente essa história que contei a vocês aí em cima. E também existe um espaço onde eles fazem workshops aos clientes, para ensinar como são produzidos os sabonetes, etc. As pessoas têm aula de aromas e fazem mesmo sabonetes. Não é demais?! Além da loja ser linda, não é?!

Tive a oportunidade de conhecer os produtos, saber como eles foram produzidos e entender como eles chegaram até esse ponto, tendo reconhecimento mundial da marca. É realmente um trabalho primoroso que eles fazem, cuidando de cada detalhe, de cada fragrância que eles misturam até chegar em algo que nos brinda com produtos de qualidade altíssima.

São sabonetes, colônias, perfumes, velas para perfumar a casa, cremes para o corpo e para as mãos. Todas as linhas com identidade e muito bem elaboradas. Todos os aromas finais que senti nos produtos, foram maravilhosos. Tem para todos os gostos. Trouxe na mala um creme de mão que é simplesmente sensacional. Deixa a pele parecendo um veludo e com um cheirinho que dura horas e horas. As colônias também são assim. Passa de manhã e de tarde ainda está cheirando… Muito bom!

Não perca a oportunidade de conhecer a Claus Porto, com toda sua história e com todos os seus produtos que cuidam da nossa beleza e saúde. Se estiver planejando viajar até Porto ou Lisboa, vá visitar as lojas físicas (vou deixar o endereço das lojas em Porto e em Lisboa), mas se não tiver planos de ir até Portugal (o que seria uma pena, pois esse país é fantástico), pode navegar pelo site deles e acredito que eles entreguem no mundo todo. Corre lá para conhecer. Eu fiquei apaixonada pela Claus Porto e por seus produtos. Tenho certeza de que você vai se apaixonar também.

Claus Porto

www.clausporto.com

Rua das Flores, 22. Porto. Portugal.

Rua da Misericórdia, 135. Lisboa. Portugal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*