Europa

Château de Villandry no Vale do Loire, na França

Château de Villandry no Vale do Loire, na França

 

Acredito que se tivesse que dar um prêmio ao jardim mais bonito, essa castelo ganharia disparado. E olha que eu visitei esse château em pleno final de outono, quase inverno. Mesmo assim, estava maravilhoso. O Château de Villandry foi uma agradável surpresa, pois ele não estava como prioridade no nosso roteiro. O incluímos na viagem porque estava bem perto do Château de Langeais, que escrevi aqui semana passada.

Assim como o anterior, chegamos de carro na cidade para visitar o castelo. Estacionamos na própria avenida, em um estacionamento um tanto quanto distante do castelo, mas é o oficial, igualmente pequeno (como o outro estacionamento do outro castelo que falei). Mas também é possível ir de trem até lá, ou ônibus.

A história desse castelo começa em torno de 1527, quando ele começou a ser construído, mas na época ele se chamava Villesavin, perto de Chambord (que foi o castelo que mais gostei, só que ainda não escrevi sobre ele, aguardem, ele será o último). Em 1536 ele terminaram de construí-lo, tornando-o assim, o último dos grandes châteaux às margens do Rio Loire na época do renascimento.

O Château de Villandry tem três alas em U, que se abrem sobre o vale. A ala central e duas alas salientes com galerias abertas no rés-do-chão, com alicerces que foram reutilizados do castelo de Colombiers, então essas duas alas não formam um ângulo reto com a ala central. Outra parte importante do castelo é a torre de menagem (que é a estrutura central de um castelo medieval, definida como seu principal ponto de poder e último lugar de defesa, basicamente). E os jardins, que são 3 enormes e maravilhosos.

O château já passou por vários donos, incluindo muitos nobres, mas em 1906, um espanhol chamado Joachim Carvallo, comprou o local evitando assim que o castelo fosse demolido. Ele abandonou sua carreira de cientista para se dedicar à restauração de Villandry, para que voltasse a ser como havia sido no século XVI e a reconstrução dos jardins da Renascença.

Uma curiosidade do estilo do Château de Villandry, é que ele mescla um estilo gótico com a renascentista, com jardins floridos e muitas das plantas que estão lá, são medicinais, frutíferas e até de vegetais e verduras que usamos em nossa salada. É como se uma parte do jardim fosse uma hortinha particular. Ali existe muita influência italiana até na escolha das plantas, pois os franceses aprenderam bastante sobre lá durante suas excursões pela Itália.

Muitos dizem que aqueles jardins, por conta de sua grandiosidade e complexidade, o cuidado com cada detalhe ali plantado, foram feitos para serem admirados por todos que estão ali, seja caminhando pelas plantas, mas principalmente, por quem estava nas janelas do castelo. Ali existem, além dos jardins, bosques e campos que oferecem um cenário incrível para os hóspedes e visitantes.

O Château de Villandry é lindo demais. Realmente merece o prêmio de Jardins mais Belos do Vale do Loire. Muita gente o visita somente por eles. Na época em que fomos, final de novembro, o castelo estava fechado por dentro para a visitação (não me pergunte o porquê, a mocinha explicou, mas eu esqueci), então ficamos passeando apenas pelos jardins. Sem brincadeira, ficamos horas caminhando e fotografando por lá. Foi bem difícil parar, pois em cada canto que olhávamos, era uma vista ainda mais linda para contemplar.

Diferente do Château de Langeais que escrevi na semana passada, esse não tinha aquela cara de castelo. O Château de Villandry mais parece como uma mansão enorme de nobres ou pessoas muito ricas que possuem uma família gigantesca e precisam de um lugar para todos dormirem quando chegarem as férias de verão. É lindo demais (de novo, porque é lindo mesmo)! Vale a pena conhecer quando estiver pela França. Até vale a pena um bate e volta saindo de Paris. <3 Mas minha dica é que se hospedem na região do Vale do Loire e fiquem pelo menos 3 dias, para conhecer UM POUCO da região.

O Vale do Loire é lindo. A França é maravilhosa e esse país segue sendo o meu favorito disparado. E eu sigo querendo morar lá em algum momento da minha vida. <3

Château de Villandry

Rue Principale, 3. Villandry. Vale do Loire. França.

O castelo funciona todos os dias, das 9 às 18h.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*