Luxury Hotels

Château de Tauzies, em Gaillac

Château de Tauzies, em Gaillac

 

Ao contrário dos outros châteaux que eu estava escrevendo aqui, esse não fiz uma visita enológica. Nesse fiquei hospedada mesmo. Nunca havia me hospedado em um château e foi uma experiência incrível. Me apaixonei pelo lugar assim que coloquei meus pés lá. Lá tem também uma plantação de videiras bem grande, mas o foco desse texto é contar sobre a hospedagem, pois tudo lá ainda está sendo terminado. Para vocês terem uma ideia, a Josi e eu fomos as primeiras pessoas a ficarem hospedadas naquele quarto que estávamos. Então, imagina a minha alegria em ter esse privilégio, de estarmos só nós lá e aquele château todinho só para a gente. Porque na verdade, eles abriram ao público a pouco tempo e não estão divulgando nada ainda. É tudo muito fresco, sabe?! Mas olha, o lugar tem tudo para ficar lotado o ano todo.

Primeiro, contando um pouco sobre a história do local (amo o fato de absolutamente todos os lugares na França terem uma história incrível por trás). Começando pelo fato do local ser habitado por pessoas desde o período Neolítico (pasmem) e ali, temos uma vista incrível para a região de Gaillac (que eu não conhecia, mas já ganhou meu coração). O local foi construído por volta do século 19 e tinha características da Idade Média em seus layouts. Em 1851 o local foi comprado por um advogado, que decidiu construir o formato retangular que vemos hoje, mas antes havia as iniciais do nome dele.

No Château de Tauzies, podemos encontrar 40 hectares de videiras plantadas (sim, eles também produzem seu próprio vinho, que leva o nome da propriedade e é feito pela Vinovalie). Ao todo, a propriedade tem mais de 50 hectares. Lá existiam adegas, estábulos, celeiros, casas de fazenda e até um pombal. Mas tudo hoje foi transformado e aos poucos, eles estão deixando o Château de Tauzies em um cantinho maravilhoso no coração da França. Quando fui, eles estavam ainda fazendo o buraco no chão para colocar a piscina, que iria ficar de frente para a plantação das videiras. Uma vista daquelas de tirar o fôlego, pois dava para ver até bem longe. Só natureza, pequenas cidades, etc. Enfim, maravilhoso.

Uma curiosidade interessante, é que o prédio onde do Château, foi construído em cima de uma antiga adega que existe até hoje. A decoração que eles escolheram para o interior do Château é elegante, sóbrio e com poucos detalhes. Até diria que é minimalista. Mas tudo de muito bom gosto. Imagine o seguinte cenário. Por fora temos um prédio com quase 200 anos de idade, rústico e maravilhoso. E por dentro, vamos encontrar quartos modernos, no mesmo esquema de um hotel boutique. Entendeu como é? Acho que pelas fotos, vocês conseguem visualizar isso que estou tentando explicar. É surreal pensar que por dentro ele fosse tão moderno, sendo tão histórico. Esse, com certeza, é um dos encantos do Château de Tauzies.

Os donos atuais do Château de Tauzies, são Nathalie Deschamps e Jacques Trainer. Amigos, que decidiram manter o local com sua personalidade de antigamente, porém com os toques modernos que mencionei acima. O lugar é perfeito para seminários, casamentos (sim, eles fazem casamento lá e ficam lindos), para finais de semana românticos (gente, como aquele lugar é perfeito para os casais, vocês não estão entendendo o quanto). Tudo isso misturado àquela atmosfera francesa que todo mundo conhece, que é de puro charme e romantismo. É um convite para nós, turistas, disfrutarmos do estilo de vida francês, que é um dos principais pilares do turismo no país. “Venha para a França, saber como é viver como um francês”. Nem preciso dizer que esse estilo de vida me conquistou há quase 10 anos, né?!

Um dos objetivos principais da existência do Château de Tauzies, é valorizar a cultura histórica e enológica do país, sendo um local onde se une alojamento, patrimônio nacional e modernidade, oferecendo uma pausa relaxante na vida maluca de todos, onde todos podem curtir os momentos por lá, seja conhecendo vinícolas, estudando a história da região e do país, ou simplesmente, não fazendo nada. Para mim, qualquer das alternativas está maravilhoso. Estando na França, eu estou bem.

Agora, falando mais detalhadamente das suítes. São mais de 15 quartos e que podem acomodar até 44 pessoas, sendo que alguns quartos são duplos, outros triplos e até quádruplos. Todos muito espaçosos e muito bem decorados. Temos um banheiro enorme, uma sala com um espaço bem grande (para a gente bagunçar as malas e espalhar tudo hahaha), uma cozinha com todos os utensílios para a gente beber vinho ou fazer alguma refeição. Tem até um fogão elétrico. É tudo bem equipado. Gostei demais das enormes portas de vidro, com longas e leves cortinas brancas que dão um charme tremendo a tudo por ali. Se olharmos por essas portas, vamos dar de cara com aquela paisagem linda e cheia de natureza. De manhã, estamos bem na frente do nascer do sol. Digamos que é uma experiência um tanto quanto memorável. Para não dizer que tudo lá é inesquecível.

Por mais que fique frio à noite, durante o dia o sol nos esquenta. O quarto tem calefação, caso sinta que esteja frio. Temos mesas na parte de fora e ali, é perfeito para tomarmos o café da manhã, admirando toda a paisagem, vendo o sol se levantar preguiçoso no horizonte, escutando o barulho dos pássaros e sentindo a brisa da manhã acariciar nosso rosto. Parece poesia, mas é exatamente assim que me senti lá. Foi um dos breakfasts mais lindos e inesquecíveis da minha vida. Tudo ali é lindo demais.

A notícia boa para quem casar e procura um lugar diferente, para uma cerimônia íntima e maravilhosa, é que eles vão fazer casamentos por lá. Já realizaram alguns eventos, mas a parte do salão antigo (que antes era um estábulo), está sendo reformado e o primeiro casamento lá será realizado em julho desse ano. Meu sonho casar em um lugar como esse, mas fica difícil levar a família até lá, infelizmente. Mas caso você tenha condições, acredito que seja o lugar ideal. Como mencionei acima, o local acomoda facilmente mais de 40 pessoas e no pacote do casamento, você fecha o château todinho para seu casamento o final de semana inteiro. Imagina! Um Château lindo como esse só para você? É um sonho de princesa.

Bom, se eu não te deixei com vontade de conhecer esse lugar, leia o texto novamente e veja as fotos com mais atenção. Impossível não se encantar com esse lugar e não desejar estar lá neste momento, tomando um bom vinho francês ao lado de quem a gente ama. Parece um sonho impossível, mas não é. O valor da diária do Château de Tauzies não é alto e chegar até lá não é um bicho de 7 cabeças. Eu cheguei dirigindo saindo de Bordeaux, levei cerca de 3 horas, parando na pequena cidade de Montauban para almoçar (que aliás, é uma cidade fofa que parece aquelas de livros românticos do século 19). Saindo de lá, por mais 1 hora dirigindo, chegamos à linda cidade de Toulouse. Vale a pena a viagem.

Eu não vejo a hora de voltar a esse Château e ficar mais tempo, curtindo o clima, o sol, o cheiro e tudo mais. Como é lindo. Se tornou um dos meus lugares favoritos na vida. Eu postei várias fotos desse lugar lá no Instagram. Corre lá para ver. E corre para conhecer mais sobre o Château de Tauzies, em Gaillac. Tenho certeza de que vai se apaixonar assim como eu me apaixonei. Impossível não amar.

Château de Tauzies

Route de Cordes, 1850. Gaillac. França. www.chateaudetauzies.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*