Bruxelas: o que fazer em um dia pela capital da Bélgica

Bruxelas é a capital da Bélgica, um pequeno país que fica entra a Holanda e a França. Com certeza Bruxelas é a cidade mais visitada do país (mais do que Bruges, outra cidade bem conhecida na Bélgica) e a que mais tem coisas para fazer. Mesmo assim, não tem muito. Mas as poucas coisas, são bem interessantes. Portanto, recomendo passar apenas uma noite na cidade e depois passar para o próximo destino. A cidade é pequena e quase todas as atrações turísticas principais ficam no centro ou perto dele, então um dia é mais que suficiente. Coloque um tênis no pé e vá caminhar. Uma boa dica é se hospedar perto da estação central de trem. Você ganha tempo, otimiza o seu tempo.

O que você não pode perder quando estiver por lá? Algumas coisas. Listarei para você da melhor maneira. Primeiramente… A cerveja! A cerveja belga é a melhor que já tomei na vida. Não estou sendo exagerada. Experimentei algumas como Leffe, Chimay e Delirium Tremens, que são facilmente encontradas aqui no Brasil também. Mas a melhor de todas, sem sombra de dúvidas, é a Grimbergen. Essa não se encontra aqui (eu já tentei encontrar em muitos bares especializados em cerveja aqui em São Paulo, mas sem sucesso). Mas caso vá para a Bélgica, você precisa experimentar. Encontrei essa cerveja na França também. Fica a dica. Existem diversos bares especializados em cervejas por Bruxelas. Alguns possuem mais de 100 anos de idade de existência. Só isso já vale sua viagem.

Essa é só uma parte do seu dia em Bruxelas. Experimente comer sorvete da Häagen Dazs e comer muitos chocolates belgas, que são ótimos como os suíços. Aliás, muita gente diz que os chocolates belgas são melhores do que os chocolates suíços. Eu não sei opinar sobre esse assunto, pois para mim todos são incríveis e saborosos (se me der qualquer um, eu vou devorar). Mas, como estamos falando de Bruxelas, nada mais justo do que comer muito chocolate belga.

Visite a Grand Place da cidade (que é a praça central de Bruxelas), e fique besta de queixo caído admirando toda a arquitetura do lugar. Para todos os lados que você olhar (sim, os 360o da praça) terá visões espetaculares. O grande escritor Victor Hugo considerava a Grand Place como uma das praças mais lindas do mundo. E ela realmente é. Nesse lugar ficam a Câmara Municipal e a Casa do Rei. Além de ter diversos bares e restaurantes para a gente curtir o tempo admirando um dos lugares mais lindos de toda a Europa.

Dali, caminhe até o Pissy Boy que fica pertinho da Grand Place. É uma estátua pequena de pouco mais de 60cm. A história desse menino é bem confusa, pois cada um conta uma coisa sobre sua existência e sobre os motivos que colocaram ele lá, e a estátua que está lá nem é a original. Mas a verdade é que o menininho mijão é um sucesso entre os turistas e é quase impossível conseguir uma foto com ninguém por perto. Depois de fotografar e ver o Pissy Boy, vá caminhar nas ruas ao redor para fazer possíveis compras.

Uma visita indispensável é para a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, ou só Catedral de Bruxelas. Foi construída no estilo gótico e começou a ser construída no século XI e só terminou dois séculos depois. Ela é uma das construções mais emblemáticas da capital belga. É simplesmente uma das igrejas mais bonitas que já vi na vida. Se você for um sortudo (como eu) terá a chance de ver uma missa nessa linda catedral e toda falada em francês. Ela é linda por fora e por dentro, pode ser vista de vários pontos da cidade.

Se tiver um pouco mais de tempo, dê uma passadinha no Atomium. Ele fica um pouco afastado do centro, mas é legal para conhecer. Também tem um dos museus mais importantes de miniatura por lá. Fica numa área de 24 mil metros quadrados e tem miniaturas de muitos monumentos do mundo. Vale a visita também. Para comer e beber, aproveite os restaurantes que estão perto da Grand Place ou da estação central de trem. Restaurante espalhados pela cidade é o que não falta, são mais de 2 mil em uma cidade com pouco mais de um milhão de habitantes.

Enfim, passe um dia por Bruxelas e conheça a cidade que encanta pela arquitetura e culinária. Aproveite.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *