Dicas

Bla Bla Car Fail

Minha experiência super negativa com o Bla Bla Car

Quando eu disse que viajaria para a Europa, algumas pessoas me pediram para tentar fazer algum trajeto utilizando o tal do aplicativo Bla Bla Car, que é uma “rede social” de pessoas que dão caronas e das que pagam por essas caronas. Me falaram que ele funcionava bem na Europa e existe aqui no Brasil também.

Bom, não custava nada tentar experimentar e contar para vocês. Como eu tinha alguns buracos nos trajetos (eu não tinha comprado todos os tickets dos trens, o que não recomendo, compre antes, a menos que sua viagem seja meio sem destino certo), poderia encaixar o Bla Bla Car em algum desses buracos.

Eu ia de Berlin para Praga e não tinha comprado o ticket do trem. Aí pensei “vai ser nesse mesmo que vou tentar”. Entrei no app, me cadastrei e vi várias pessoas que estavam indo de Berlin para Praga. Olhei todas as recomendações, elogios e críticas negativas. Optei por um rapaz que ainda tinha vaga em sua carro. Entrei em contato com ele, falei o tamanho da minha mala e tudo ficou certo. Ele disse que morava perto do Hotel Otto, onde eu estava hospedada, então passaria por lá no horário combinado.

5 minutos antes do horário combinado, eu estava de malas prontas, na frente do hotel esperando pelo rapaz. Eu posso ser qualquer coisa, mas se tem algo que eu respeito muito e fico p*ta da vida quando não respeitam, é horário. Sou extremamente britânica nesse quesito e gostaria que o mundo fosse assim também.

Meu quarto no Hotel Otto

Esperei pelo fdp por quase 2 horas, plantada na frente do hotel. Fiquei muito brava pelo furo. Ainda bem que não tinha feito o pagamento pelo app, iria pagar para ele no carro. Voltei para dentro do hotel e a mocinha super querida da recepção me ajudou a encontrar um ticket de trem para Praga, pois eu não queria perder nenhum segundo a mais. Esse trecho eu resolvi tranquilamente.

Mas… como sou brasileira e não desisto nunca, tinha outro buraco no meu roteiro e pensei em tentar pela segunda vez. Dessa vez, era de Munique para alguma cidade do norte da Itália. No caso, Milão ou Verona, pois era o que ficava mais fácil para ir para Nice.

Mimos do Hotel Jedermann, em Munique

Novamente, combinei tudo com antecedência, dessa vez peguei o celular do rapaz, então ficava mais fácil para conversar. Ele iria me deixar por volta das 5h da manhã em Verona, para que eu pudesse pegar o trem para Milão e então chegar e Nice por volta das 17h do dia seguinte. Era perfeito e daria certo toda a outra dinâmica que não vem ao caso.

O cara me falou para estar as 23:30 numa estação de trem de Munique, bem afastada de onde eu estava hospedada. Bom, eu fui. Perguntei se existia mais de uma saída na estação. O maldito me disse que só tinha uma. Cheguei lá na estação e tinham 4 saídas. Já quis morrer. Com a mala pesada e não tinha escada rolante. Tudo deserto devido ao horário e certeza que se fosse aqui no Brasil, eu teria sido roubada ou algo pior. Minha sorte é que na Alemanha ninguém mexe com você. Corri pelas saídas e nada do cara.

Encontrei uma lindinha que sabia falar inglês e tinha um celular alemão para ligar pro cara. Ligamos 5 vezes e nada. Ou seja, tomei o cano duas vezes com essa merda de Bla Bla Car. Detalhe que eu tinha que estar em Nice no dia seguinte e também tinha comprado meu ticket de Verona – Milão e o de Milão – NIce, ambos perdidos (exceto por metade do valor do trajeto Milão – Nice, pois enviei um e-mail para a TremItália explicando e eles me reembolsaram metade). Mas o que eu poderia fazer aquele horário? Voltei pro hotel quebrando a cabeça para descobrir como faria para chegar em Nice.
Bom, eu só poderia dormir aquele horário. No dia seguinte iria decidir o que fazer.

Marienplatz, Munique

Acordei cedo (até porque não consegui dormir direito de tão ansiosa), fui ver se conseguia alugar um carro. O cara me pediu 900 euros e quase mandei ele enfiar o carro naquele lugar. Trem não tinha nenhum que batiam os horários entre as cidades. A única solução foi ir de ônibus até Milão e de lá pegar um trem para Nice. Mas o trem seria somente para o dia seguinte, pois o último sai as 15 e eu chegaria em Milão às 17:30. Tive que dormir em Milão. O que foi bom por um lado, pois conheci uma cidade incrível e cheia de coisas apaixonantes. A parte ruim é que toda a outra dinâmica que eu estava querendo muito, deu errado e eu perdi muito mais do que um dia de Nice. Mas tudo bem…

Conclusão, em ambos os casos eu consegui resolver. Mas não tenho como recomendar a utilização desse aplicativo. Definitivamente, não é uma boa opção para esse tipo de viagem como a que eu estava fazendo. Volto a dizer, talvez para pessoas que não estejam nem aí para dias e horários, seja uma excelente solução, pois os valores são muito bons mesmo.

Mas na boa, eu deletei o app do meu celular e não quero mais nem saber dele. E se alguém me perguntar sobre, vou sempre ter essa experiência super negativa para contar.

Bla Bla Car não é legal. Eu não arriscaria se fosse vocês. Melhor contar somente com sua a capacidade de organizar os roteiros e não deixar algo importante como isso, nas mãos de pessoas irresponsáveis como as que estão nesse app.

Aliás, eu acho que eles deveriam fazer maiores seleções antes de deixar qualquer um abrir uma oferta de carona, seja para onde for. Analisar os motoristas e ter muito mais critério. Pois eu senti que qualquer idiota pode se cadastrar.

Enfim… não recomendo e por mim, esse app poderia ser banido da face da Terra.

Se você já teve alguma experiência, positiva ou negativa, com esse app, me escreva, pois quero escutar outros relatos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*