Diário de Beleza

Benefícios do Gengibre para nossa saúde

Benefícios do Gengibre para nossa saúde

 

Todo mundo conhece o Gengibre, não é? O que nem todo mundo, é que esse caule subterrâneo (sim, ele não é considerado raiz como todo mundo acha), é um poderoso aliado da nossa saúde. Além de ser delicioso, né?! O nome verdadeiro do gengibre é rizoma da erva Zingiber officinale. Os gengibres mais jovens são macios e suculentos, já os mais maduros possuem mais fibras. A origem da herbácea que possui o gengibre como caule subterrâneo, é do Sul da Ásia e chegou à Europa através do comércio de especiarias.

O sabor do gengibre é mais pro picante e ele é bastante aromático, sendo que seu principal uso realmente é para a culinária. Mas o uso dele pode ir além. Hoje em dia existem até cremes com o gengibre em sua base de composição. Podemos consumir o rizoma de diversas maneiras. Chás, sucos, em pó, misturado com outros ingredientes, aromatizando águas, em bolos ou até mesmo, ele fresco e apenas cortadinho bem fino, como fazem na gastronomia japonesa. E ele possui propriedades muito benéficas à nossa saúde. Vamos a lista!

– O gengibre é uma bomba de nutrientes. Encontramos elementos como potássio, magnésio, folato, cálcio e vitamina B6.

 

– Ele tem pouquíssimas calorias. 100g de gengibre equivale a 80kcal somente.

 

– Ele realmente funciona para aliviar sintomas de gripes, resfriados e alergias. Promove ação descongestionante de vias aéreas e para o caso das alergias, ele tem esse efeito por ter um anti histamínico em sua composição.

– Auxilia nosso sistema digestivo a funcionar melhor. Se você tem gastrite, um chá de gengibre com hortelã vai te ajudar muito.

 

– Tem ação termogênica. Aumenta levemente a temperatura corporal e ajuda a acelerar nosso metabolismo. Ação ótima para quem pratica exercícios ou para quem quer perder peso.

– O gengibre ajuda a suprimir a produção do hormônio cortisol. Altos níveis desse hormônio ajudam a acumular gordura na região abdominal.

 

– Ajuda a aliviar as dores que sentimos no pós treino.

– É um ótimo anti-inflamatório geral. Então se você estiver com algo inflamado no seu corpo, o gengibre vai ajudar. A ação de aumentar a temperatura ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, ajudando a aliviar inflamações.

 

– Ajuda a aumentar sistema imunológico por conta a quantidade de nutrientes que ele possui e também por todas suas ações favoráveis ao corpo. Excelente para aqueles pacientes que estão enfrentando o câncer.

– Ajuda a aliviar náuseas e vômitos. Por ser natural, ele é ótimo para aquelas gestantes que estão sofrendo com os enjoos. Mas procure a orientação do seu médico antes de tomar, mesmo ele sendo natural.

 

– Ajuda na mobilização de células de gordura presentes nas nossas artérias, reduzindo o nível de colesterol e outros elementos que podem aumentar nossa pressão arterial.

– O gengibre é um alimenta de baixo valor glicêmico. Cientistas descobriram que o gingerol ajuda a aumentar a captação da glicose pelas células musculares, sem precisar da insulina. Ou seja, ele é bom para quem tem diabetes também.

 

– O gengibre tem ação antibiótica. Mais efetiva para alguns grupos de bactérias, e menos para outros grupos. Mas vale a pena tentar.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*