Europa

As belezas de Interlaken, na Suíça

As belezas de Interlaken, na Suíça

 

Hoje quero escrever sobre uma cidade bem peculiar e que geralmente, não está nos roteiros de viagem das pessoas que visitam a Europa. Mas deveria ser mais visitada, assim como o país onde essa cidade linda fica, a Suíça.

A pequena cidade de Interlaken fica localizada na região do Cantão de Berna, na Suíça. Tem cerca de 5.700 habitantes e uma área de 4,30km2. A moeda local é o Franco Suíço e lá se fala o alemão. Mas você pode conversar normalmente em inglês com quase todo mundo. É bom decorar algumas palavras e frases em alemão, só para demonstrar um certo interesse na hora da comunicação.

A cidade parece ter saído de um livro de romance bucólico e campestre. Casas de madeira, janelas enfeitadas com vasos de flores, muito verde por todos os lados, o clima mais frio, nada fora do lugar e pessoas bem educadas caminhando por lá. Os moradores são educados e prestativos. Localizada aos pés dos alpes suíços, Interlaken é uma cidade encantadora.

É conhecida mundialmente por conta de seus esportes radicais e pelas belas vistas que oferece. Existem passeios para várias regiões ao redor da cidade, que levam os turistas até as estações de ski nos Alpes Suíços. A região abriga diversas cidades menores ainda, onde muitos turistas usam como base para suas viagens radicais. Como Grindelwald, que contei tudo nesse artigo aqui (https://viagensdatalita.com.br/grindelwald-e-o-eiger-na-suica/).

Como tudo na Suíça (e na Europa em geral), Interlaken é uma cidade linda, organizada, com muita natureza e paisagens de tirar o fôlego. Preste atenção enquanto caminha pela cidade, pois é bem comum se deparar com as famosas vaquinhas suíças. E pasmem, elas realmente usam aqueles sinos pendurados no pescoço, são lindas e peludas. Dá vontade de apertá-las, de tão fofas.

Interlaken é uma cidade que atrai muitos jovens, o ano todo. Por conta disso, a quantidade de Hostels na cidade é alta e eles são boas opções para quem viaja sozinho ou para quem quer economizar. Mesmo sendo bem pequena, estamos falando de Suíça, então o custo de tudo lá será alto. Desde hospedagem até os passeios, passando pela alimentação e pelas lembrancinhas que sempre trazemos das viagens. Mas uma boa dica, é pegar um “Free pass” no hotel em que ficar hospedado e então você poderá pegar o transporte público de Interlaken de graça. Sim, essa é uma vantagem bacana de ser turista nesta cidade.

Se você gosta de esportes radicais, Interlaken deve estar na sua lista de futuros roteiros de viagem. Os esportes mudam de acordo com a estação do ano. No verão, você pode saltar de paraquedas, pular de bungee jump, se arriscar em um canyon jump (que é um salto em um canyon), fazer paragliding, conhecer o que eles chamam de canyoning (que é descer no meio de muitas rochas, amarrado em cordas e deslizando por correntes de água e cachoeiras selvagens, descobrindo visuais incríveis), fazer passeios ciclísticos, escaladas, raftings, fazer um glacier trekking (que é uma caminhada pelas geleiras nas montanhas. Sim, mesmo no verão existe neve na Suíça), andar a cavalo, etc.

Muitos dos esportes de verão, continuam no inverno. Eles apenas reduzem a quantidade de água presente nos esportes, porque lá fica bem frio mesmo. Em alguns casos, rios e lagos ficam congelados. A região conta com diversas estações de ski, logo esse se torna o principal esporte do inverno por lá, junto com o snowboarding. Mas você também pode conhecer a patinação no gelo, o hockey no gelo, o ice climbing (que é uma escalada em geleiras), cross country de ski e um esporte chamado caminhada nórdica (que é aquela caminhada que as pessoas usam um bastão em cada mão para exercitar os braços).

Caso você não se sinta atraído por esportes, vale a pena escolher uma das famosas estações de ski e ir visitar. Independente de estar ou não no inverno, a vista dos alpes compensa qualquer coisa.

Com certeza, você não pode deixar de fazer o passeio para um lugar chamado Jungfraujoch. Mais conhecido como “O topo da Europa”. Você fará o passeio até a estação de trem mais alta de toda a Europa. A altitude de 3454 metros da estação, deixa qualquer um de boca aberta e admirado com a beleza do lugar. Ela está localizada no meio de dois dos picos mais magnificentes dos Alpes. O Mönch tem 4.107 metros de altitude e Jungfrau tem 4.158 metros. É bem difícil descrever o que é esse lugar. Mas digo ter os Alpes Suíços por todo seu campo de visão, será uma experiência única em sua vida.

Caso você tenha pouco tempo e o passeio para Jungfraujoch fique apertado em sua agenda (é um passeio para um dia todo), uma opção equivalente e mais rápida, é visitar a estação de Schilthorn “Piz Gloria”. Existem pessoas fazendo paragliding o ano todo e uma curiosidade do lugar, é que lá foram gravadas algumas cenas do filme “007. A serviço secreto de sua majestade”.

Interlaken, como o próprio nome já diz, fica entre dois grandes lagos, o Thunersee e o Brienz. A paisagem ao redor dos lagos é incrível e se estiver por lá em um dia de sol, se programe para ver um dos espetáculos mais lindos que a cidade pode proporcionar, o pôr do sol visto pelo lago Thunersee. É lindo.

Não é exagero quando uma pessoa diz que os melhores queijos e chocolates são os suíços. Aproveite que está na cidade e prove todos os tipos e marcas que forem possíveis para você.

Programe sua passagem por Interlaken, de acordo com as atividades que quer fazer. Se não quer praticar nenhum esporte e apenas visitar os alpes, apenas 3 dias é o suficiente para conhecer a cidade toda. Mas se quiser saltar, pular, correr, pedalar, nadar e tudo mais, deixe uma janela maior para que você consiga fazer todos os passeios que quer.

Não tem muito segredo de como se virar em Interlaken. É uma cidade fácil de caminhar, de chegar, de dirigir e tranquila até de madrugada. Não tem muita vida noturna, tudo fecha cedo e durante o inverno, isso fica ainda mais evidente. Os hostels costumam promover festas, por conta da quantidade de jovens que passa por lá o ano todo. Então, se for para Interlaken e quiser badalar, procure alguma festa em algum hostel. Você não vai se arrepender.

Interlaken é uma cidade que trata todos seus turistas com carinho e boas condições. Encantadoramente linda, com toda a certeza, ela permanecerá na sua lembrança e a peculiaridade dela, jamais será esquecida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*