Listas

A parte cultural de Amsterdam

Amsterdam. A parte cultural que vai além do pecado.

Todos tem essa fantasia de que Amsterdam é a cidade do pecado, pois muitas coisas lá são permitidas e aceitas, como a prostituição e a comercialização da maconha. Mas a cidade vai muito além disso.
Você sabia que Amsterdam é uma das cidades que tem mais museus no mundo?
São mais de 60 museus espalhados pela cidade e alguns dos mais importantes do mundo. Alguns são clássicos e outros, inusitados. Vou falar um pouco de alguns para vocês saberem e conhecerem o que a cidade tem para oferecer na parte cultural.
– Anne Frank Museum
Esse é um dos museus que devem ser visitados quando estiver passando por Amsterdam. O museu fica na casa que, durante a segunda guerra mundial, Anne Frank e sua família ficaram escondidos. Em mais de dois anos ela escreveu os relatos e sonhos em seu diário, e todo o processo de escrita foi feito nessa casa.
Visitar o museu é viver um pouco da história, pois você poderá ver os esconderijos que Anne e sua família se escondiam, e alguns dos manuscritos do diário estão exposto ali.
Endereço: Prinsengracht 267, Amsterdam.
– Van Gogh Museum
Van Gogh foi um pintor holandês que se é classificado como pós-impressionista do século XIX, porém suas obras causaram muita influência nos artistas do século XX. E sabe uma curiosidade interessante sobre o pintor? Durante sua vida, ele teve pouco reconhecimento, vendendo apenas uma tela.
No museu você vai encontrar telas importantes como “Os Girassóis”, “Autorretratos”, “Os Comedores de Batata”, entre outras. Com exceção de sua tela mais famosa e cara, que é a “Noite Estrelada”, que está no MOMA em New York.
Endereço: Paulus Potterstraat 7, Amsterdam.
– Rijksmuseum
É o Museu Nacional da Holanda e se você tiver apenas um museu para visitar em Amsterdam, esse deve estar no páreo para vencer a competição. Começa pelo prédio, que é lindo, por dentro e por fora. Mas lá dentro, você vai encontrar a história da Holanda contada em pinturas de artistas importantes do país.
É lá que você vai encontrar a famosa tela pintada por Rembrandt, “Ronda Noturna”. Se existisse somente essa tela no museu todo, já valeria a visita.
Endereço: Museumstraat 1, Amsterdam.
Esses são os três principais museus da cidade de Amsterdam, mas existem outros que são igualmente importantes e interessantes para visitar.
– Hermitage Museum
Museu da Rússia, fora da Rússia. Fica num lindo prédio e tem mais e 3 milhões de objetos do museu original que fica em St. Peterburgo.
Endereço: Amstel 51, Amsterdam.
– Madame Tussauds Amsterdam
É divertido e todas as pessoas gostam de brincar com as estátuas de cera do museu. Bom para descontrair um pouco de tanta cultura que a cidade oferece. Fica na principal praça da cidade, a Dam. Vá e solte a criança que existe em você.
Endereço: Dam, 20. Amsterdam.
– Sexmuseum
Um dos museus diferentes que existem na cidade. O Museu do Sexo é o primeiro sobre o tema no mundo todo, é bastante visitado e é conhecido como Templo de Vênus. Tudo que você imagina sobre sexo, vai encontrar nesse museu. O tema de lá é “Sexo é a coisa mais natural do mundo”. Quem concorda?
Endereço: Damrak 18, Amsterdam.
– NEMO
É o Centro de de Ciência da cidade. Fica instalado num prédio todo diferente, com cinco andares de curiosidades e diversão sobre ciência. O forte deles é estimular a imaginação das pessoas para aprender a gostar de ciência.
Endereço: Oosterdok 2, Amsterdam.
– Museu da Casa Flutuante
Quem não tem curiosidade para saber como é morar em uma casa que flutua? Pois bem, pensando nisso, em 1997 Vincent van Loon, que já vivia em uma casa desse tipo, decidiu criar esse museu, para mostrar como é viver nos canais da cidade.
Endereço: No atracadouro no canal perto do Museu Anne Frank.
– Museu da Casa de Rembrandt
É a casa mais antiga onde viveu o pintor. Foi restaurada para manter como era no século XVII, quando Rembrandt vivia lá. Está o presente o estúdio onde ele pintava, o quarto e algumas obras de artes.
Endereço: Jodenbreestraat 4, Amsterdam.
– Museu de Bolsas e Carteiras
Está aí um museu interessante que você não vai encontrar sempre. Ele conta a história dos acessórios femininos do ocidente, desde a Idade Média até os dias de hoje. Parece fútil, mas é bem bacana conhecer um pouco da evolução das bolsas e suas necessidades durante o passar dos anos.
Endereço: Herengracht 573, Amsterdam.
– Museu Histórico Judáico
Tem uma coleção de aproximadamente 13 mil obras e objetos que contam a história da religião. Muitos fazem parte da coleção permanente e é o suficiente para entender e conhecer como é o judaismo.
Endereço: Nieuwe Amstelstraat 1, Amsterdam.
Existem muitos outros museus na cidade. O que passei aqui é só uma pincelada. Aguarde que outros artigos virão com mais informações sobre a cidade e seus museus.

 


 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*