África

5 países diferentes para se visitar na África

5 países diferentes para se visitar na África

 

Não é segredo para ninguém. Fiquei completamente apaixonada e envolvida pela mágica que existe no continente africano e por mim, voltaria para lá todos os anos. A cultura, os animais, as pessoas, os lugares, as paisagens… Não tem como não se encantar com as coisas incríveis e diferentes que existe só lá naquele continente. Isso porque eu conheci apenas um dos tantos países que existem por lá. Se dependesse da minha vontade, conheceria esse continente todinho, de cabo a rabo.

Sei que muita gente torce o nariz quando falamos bem da África, e com razão. Realmente ainda existe muita coisa errada por lá, muita violência em alguns locais, muita fome e muita pobreza. É um continente que foi devastado por seus colonizadores (em sua maioria, europeus) e pouca coisa sobrou para eles. Mas o povo africano é feliz, alegre e hospitaleiro, acredito que eles nem se lembrem do seu passado de sofrimento (infelizmente, em alguns lugares esse sofrimento ainda está no presente). Hoje quero contar 5 países diferentes para se conhecer no continente africano e tenho certeza de que vai se apaixonar também.

– Etiópia

Vou começar com o meu número 1. Sim, a Etiópia é o lugar que está no topo da minha lista de países para conhecer. Sempre que eu falo isso, me questionam o porquê de ter colocado esse país que ficou conhecido por ser um dos mais pobres do mundo, no topo dessa lista tão importante. Acredito que ainda não fui à Etiópia por acaso do destino, ainda não é a hora. Mas sei que mais cedo ou mais tarde, irei realizar esse sonho.

O que fazer na Etiópia? Muita coisa! Primeiro, prepare-se para fazer uma imersão em épocas remotas. Foi lá que o fóssil da Lucy (fóssil australopithecus mais antigo do mundo, de mais de 3 milhões de anos) foi encontrado, mais precisamente no Deserto de Afar. Falando de Afar, ali tem uma fenda onde lava do centro da Terra jorra e existem tribos que moram por ali. Aliás, eles dançam para essa fenda. Se tiver tempo, em Lalibela existe a Igreja de São Jorge, que é um dos prédios mais famosos da cidade, que foi escavada e esculpida toda para baixo do chão. Sim, é uma cidade todinha que foi feita pata baixo. Maravilhosa! A capital Adis Abeba é uma grande cidade, mas tem diversos hotéis e museus para se conhecer. Temos as tribos ao longo do Rio Omo, temos parque nacionais onde é possível ver muitos animais, lagos maravilhosos. Enfim, te convenci de que a Etiópia é um lugar para estar na sua lista?

– Namíbia

Ah! Namíbia. Quando fiz a entrevista com o apresentador e ambientalista Richard Rasmussem, ele disse que a Namíbia era o seu lugar favorito na África. Um país que possui a segunda menor densidade demográfica do mundo. Não é para menos. Tudo é um deserto enorme. Temos uma população de algo em torno de 3 milhões de habitantes em uma área maior que a França. Imagina! Mas o que a Namíbia tem de pouco habitada, ela tem de linda. Os cenários dos desertos são surreais. Temos dois grandes parques nacionais que são bem conhecidos, o Etosha (que fica mais ao norte do país) e o Kalahari (que fica mais ao sul, bem na divisa com Botsuana e África do Sul). Em ambos é possível fazer safári e ver de perto aquelas manadas enormes, cheias de animais selvagens em seu estado puro de liberdade. É tudo muito, mas muito maravilhoso!

– Argélia

Um país que com certeza você não vai encontrar muitas coisas e dicas por aqui na Internet. Assim como os outros países que mencionei acima, são poucas pessoas que se aventuram por essas terras. Mas essas pessoas não sabem o que estão perdendo! A Argélia fica lá em cima, faz divisa com diversos países como Mali, Marrocos, Tunísia e Líbia. Todo mundo que decide viajar para lá, resolve começar pela capital Argel (e seus arredores que são muitos), depois se faz voos domésticos para as outras cidades que quer visitar. Timimoun (cidade que fica bem no meio do Saara), Ghardaia, Constantine, visitar as ruínas romanas de Djémila, etc. A Argélia é um país enorme, então nem pense em fazer as coisas de carro, com exceção dos passeios que se pode fazer com os guias, algo que precisa ser contrato desde o Brasil. Por ser um país muçulmano, veja bem as regras para não causar algum transtorno ou inconveniente em sua viagem.

– Tanzânia

Acho que de todos esses destinos, talvez esse lugar seja o que mais as pessoas queiram conhecer. Mas talvez, elas nem façam ideia de que o lugar lindo que querem conhecer, pertence a esse país tão exótico que é berço de um dos gênios da música. Estou falando da Tanzânia. Lugar lindo, com uma natureza impactante e possui em seu litoral um dos lugares mais desejados para se passar férias. Estou falando do arquipélago de Zanzibar. E você sabe quem nasceu nesse lugar? Farrokh Bulsara. Mais conhecido como Freddie Mercury.

Mas a Tanzânia vai além de praias maravilhosas. Aposto que você já ouviu falar sobre o Monte Kilimanjaro, que é o ponto mais alto do continente africano com seus incríveis 5.895 metros de altitude, fica no norte da Tanzânia, na fronteira com o Quênia. E um dos parques nacionais mais conhecidos do mundo, que é o Serengueti. É um parque de enormes proporções e é conhecido por ser palco de migrações de manadas enormes de Gnus, leões, etc. Bom, se você assistiu o filme clássico da Disney “O Rei Leão” deve saber que o Serengueti foi a inspiração da animação. Até no começo do filme, podemos ver uma ilustração do Monte Kilimanjaro.

– Zâmbia

Por fim, mas isso não significa que esse texto acaba por aqui, vamos falar da Zâmbia. É um país que fazer muitas fronteiras e não tem costa litorânea, apenas rios e lagos maravilhosos. Na verdade, no quesito água, a Zâmbia nem precisa de oceano banhando alguma parte de seu território. Porque lá é onde esta localizada uma das maiores cachoeiras do mundo. Estou falando das Cataratas de Vitória, ou Victoria Falls como é mundialmente conhecida. Ali, em termos de volume de água, há quem diga que é a número um do mundo, ficando na frente das nossas Cataratas do Iguaçu. Porém, já vi artigos que dizem o contrário. Verdade ou não, um fato mais do que verdadeiro, é que essas cataratas são um espetáculo da natureza.

Mas não é só isso que podemos encontrar na Zâmbia. Se você gosta dos parques naturais e quer ver de perto centenas de animais, pode escolher alguns entre os tantos parques que existem por lá. Um dos mais conhecidos é o Parque Nacional Luangwa Sul, onde podemos encontrar muitos hipopótamos e leopardos. Tem também o Parque Naciona Kafue, onde podemos acampar e viver de perto essa energia da natureza selvagem. Não deixe de fazer alguma coisa em alguma parte do percurso do Rio Zambeze, que é onde se pratica um dos raftings mais perigosos do mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.