5 museus para se visitar pela Europa
Já começo falando que não vale colocar nem o Louvre e nem o Museu do Vaticano nessa lista e também não são tão óbvios. Todo mundo que gosta de viajar sabe que esses dois não devem estar nesse tipo de lista, pois eles são obrigatórios de qualquer jeito. Todo mundo quer ver de perto a Monalisa (de Leonardo Da Vinci) e todo mundo quer ver a Capela Sistina (Michelângelo), não é?! Gênios como esses nem precisam de lista. Portanto, nessa lista vou colocar outros museus que são maravilhosos também. Já pega o caderninho para anotar!
– Museu D’Orsay, em Paris
Óbvio que eu deveria colocar algum dos museus de Paris. Afinal, são tantos maravilhosos e fica difícil escolher um deles. Mas optei pelo Museu D’Orsay por ele ser tão lindo quanto o Louvre (porém é bem menor), mas seu acervo é tão importante quanto. Lá temos obras dos grandes nomes da pintura em todas as épocas. Delacroix, Cézanne, Van Gogh, Gaudí, Gauguin, Monet, Toulouse-Lautrec, etc. Obras muito importantes na história da arte mundial. Um show à parte é mesmo o prédio onde o museu está instalado. É lindo visto de fora e de dentro.
– Museu de História Natural, em Londres
Um dos museus mais legais que já visitei em toda minha vida. Logo de cara a gente vê um esqueleto de dinossauro enorme em tamanho real. Incrível! Lá existem obras que são interativas, então a gente pode se divertir muito no museu. Claro que para estudantes e crianças o museu é perfeito. Londres é uma cidade cheia de museus, então não se limite a apenas esse. Tem dezenas de outros museus tão importantes quanto.
– Museu do Prado, em Madrid
Esse é o museu mais importante da Espanha, onde estão as obras mais preciosas. Quem começou a construção dele foi Carlos III, porém foi inaugurado no reinado de Fernando VII. Todas as obras importantes da história da arte espanhola estão no Museu do Prado. El Greco e Velásquez estão na lista, incluindo a tela “O batismo de Cristo” de El Greco. Mas lá também podemos encontrar Tintoretto, Ticiano, Botticelli, Rafael Sanzio, Rembrandt, etc. Vale a pena conhecer esse gigante que fica em Madrid.
– Galleria Uffizi, em Florença
A Galeria Uffizi, fica em uma das cidades mais lindas do mundo. Firenze em italiano, ou Florença para a gente. Esse museu possui simplesmente o acervo mais importante do mundo, quando falamos da fase do Renascimento. Caravaggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Ticiano, Botticelli, entre outros. Não sei vocês, mas essa é a minha fase favorita da história da arte. Gosto de outras também, mas essa é imbatível (pelo menos para mim). Uma das obras mais importantes do museu é a tela “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli. Maravilhoso!
– Palácio de Schönbrunn, em Vienna
Considerado por muitos como o Palácio de Versailles de Viena, o Schönbrunn é maravilhoso em todos os sentidos. Lá passaram/viveram nomes reais como Maria Antonieta, Maria Teresa, João Nepomuceno, imperador Matias, etc. A parte de dentro é a que forma o museu, conservado e muito bem detalhado. Vale a pena conhecer para ver como as pessoas da família real viviam por lá. Mas o show fica por conta dos jardins do palácio. Um cantinho mais lindo que o outro. Vale a pena perder muito tempo por lá. Ah! Infelizmente não podemos fotografar na parte de dentro do palácio.