Rocktrip

20 melhores guitarristas de Rock!

Antes de ser apedrejada ou crucificada e queimada em praça pública, adianto que nessa lista, os únicos critérios que levei em consideração foram:
– amo a banda
– amo o som que o cara produziu
– amo os solos
– amo as músicas que o cara toca
– o cara é talentoso pra @#$!%$&
Não segui lista nenhuma que já tenha sido publicada, mas acho que a maioria dos guitarristas que escolhi, com certeza, estão em quase todas elas. Vou tentar explicar o porquê de ter escolhido cada um deles, mas admito que algumas coisas ficam difíceis de explicar, pois música é para ser sentida, nem sempre entendida.

20- Richie Kotzen (The Winery Dogs, Poison e Mr. Big)
Não estou nem aí! Coloquei o americano sim nessa lista, porque o vi tocando ao vivo com a banda “The Winery Dogs” e fica impossível não incluí-lo aqui. Depois escutei o CD “Tilt” que ele gravou com o Greg Howe. Pra mim, um dos melhores, com carreira consolidada, master talentoso e com certeza, o mais gato de toda lista! Toda vez que escuto “You Can’t Save Me”, me derreto toda, porque a voz dele também é animal.

19- Dave Murray (Iron Maiden)
Dave e o baixista Steve Harris, são os únicos integrantes da banda a tocar em todos os discos da banda. O britânico manda muito bem, não sei porque muitos especialistas no assunto não dão o devido valor a ele. O Iron só é o que é hoje, por conta do trabalho e talento dele e do Steve. Claro que o Bruce ajuda, frontman, mas a alma do Iron, são os dois. Uma bela música para escutar o trabalho desse cara, é “Aces High”. Espetacular! Pra deixar o volume no máximo.

18- Joe Perry (Aerosmith e Hollywood Vampires)
Ahh! Eu amo! A banda, o vocalista (sou apaixonada pelo Steven) e por esse guitarrista. Joe é americano e está quase na casa dos 70 anos. Eu quero morrer com as músicas maravilhosas que o Aerosmith faz até hoje. Impossível não colocá-lo aqui, pois ele também é a alma da banda, muito talentoso. Amo todas as músicas da banda, mas gosto muito da guitarra na música “Hole In My Soul”. Mas “Walk This Way” é demais também.

17- Pete Townshend (The Who)
Essa banda é muito fooooood&&&&!! The Who é demais e essa inglês, com certeza, contribuiu e muito com o sucesso que a banda alcançou. E o melhor, é que ele continua tocando, mesmo com mais de 70 anos! Gênio! Qualquer música da banda é muito boa, mas “Won’t get Fooled Again”, pra mim, é imbatível!

16- Mark Knopfler (Dire Straits)
Eu considero esse cara um dos gênios da guitarra sim, mas eu o coloquei nessa posição, pelo simples fato de gostar mais dos outros (hahaha). O britânico criou o seu jeito de tocar guitarra, muito peculiar. Quem não pira escutando os solos intermináveis da banda, como na música “Sultans of Swing”? Merece estar aqui!

15- Ritchie Blackmore (Deep Purple e Rainbow)
Ele foi a guitarra de uma das músicas que mais amo na viiiida! “Burn”, do Deep Purple! O cara é muito bom e deixou sua marca nas bandas que passou. O inglês atualmente montou uma banda de folk rock, chamada Blackmore’s Knight e continua arrasando na guitarra. Muitos o consideram como uma lenda e eu estou incluída nesse time!

14- Carlos Santana
O mexicano é um dos guitarristas mais famosos, bem conceituados e incríveis da história da música. Ele faz mágica com o instrumento e todas suas músicas são carregadas de sentimento. Ele alcançou a fama quando tocou no épico festival de Woodstock (muita gente não sabia dessa, aposto). Ele curte fazer duetos com os melhores vocais do rock, como Steven Tyler, Michael Jackson, Tina Turner, Maná, etc. O cara é bom demais! Com certeza, uma de suas músicas mais famosas é a “Corazón Espinado”, que é para dançar sem parar.

13- Yngwie Malmsteen
Com certeza o nome mais difícil de se escrever nessa lista (hahahaha). O cara é sueco, segue um estilo meio heavy metal, meio neoclássico e muito instrumental. Não é todo mundo que gosta, mas escutar uma música como “Rising Force” nos deixa com vontade de quebrar o planeta! Ele é muito virtuoso no que faz.

12- Steve Vai
Coloquei o Steve na frente do Yngwie porque gosto mais dele e porque a música “For the Love of God” já me fez chorar algumas vezes. O americano faz com a guitarra o que ele bem entender. Segue um estilo bem parecido com o do Yngwie, mas eu acho que as músicas dele são melhores. Procure algum vídeo no Youtube em que ele esteja tocando a sua famosa “triple neck” (guitarra da foto). Quem toca isso, gente? Só gênio!

11- Tony Iommi (Black Sabbath)
Agora começou a apertar. Muita gente considera o Black Sabbath como uma das melhores bandas da história. Escutando “War Pigs”, eu até penso isso por alguns segundos. E a guitarra do Tony é o que me faz ter esse pensamento. É incrível! Amo muito a banda e esse britânico é muito bom no que faz. Na verdade, ele é o fundador da banda. O cara é muito bom!

10- Brian May (Queen)
Queen é para mim, uma das bandas que considero perfeitas, pois todos os integrantes fazem muito bem seu trabalho e eles tinham o melhor vocal masculino que já existiu na história, Freddy Mercury. Brian deve ser o único guitarrista astrofísico. Muita gente o acha fraco, mas eu discordo completamente. Ele deixou sua marca na história da guitarra e por isso merece sim estar nessa lista. Ele pode não ter solos memoráveis como os outros, mas ele trabalhou e continua trabalhando muito bem. “The Show Must Go On” é uma música para tocar nossa alma! Mas, obviamente, “Bohemian Rapsody” é um dos hinos do mundo do rock.

09- David Gilmour (Pink Floyd)
Depois da saída de Roger Waters, esse cara se tornou o pilar central de uma bandas mais icônicas da história do rock, o Pink Floyd. Ele era o vocal e o guitarrista. Mas, nas minhas pesquisas, descobri que ele também tocam uma porrada de outros instrumentos, como gaita, bateria, saxofone, teclado, banjo, etc. O bicho é bem fraco, só que não. Ele nasceu em Cambridge e tem mais de 70 anos. Para entender melhor o que esse cara produziu, escute um dos hinos do rock, “Comfortably Numb”. Sem mais!

08- Eric Clapton
Nem tem muito o que falar dele. Ele tem uma carreira extremamente consolidada como excelente guitarrista e como todos os outros dessa lista, não precisa provar nada para ninguém. Ele também é britânico e passou da casa dos 70 anos. O que me leva a pensar… Não existem mais guitarristas bons jovens? Bom, Eric tem um jeito bem peculiar trazendo muito identidade à suas músicas. Com certeza, um de seus melhores solos, é o da música “Crossroads”, que é simplesmente animal!

07- Keith Richards (The Rolling Stones)
Sim, sim, sim! Eu sei da importânia desse senhor na história do rock. Eu sei que ele revolucionou muita coisa inventando os arranjos de “Satisfaction” e sei que esse britânico é um dos mais talentosos da vida. Mas o coloquei nessa posição porque os outros me emocionam mais. Apenas por isso. O cara é fooood&&&& demais também. Gosto demais, tem personalidade, atitude e ama muito o que faz.

06- Eddie Van Halen (Van Halen)
Esse cara dispensa apresentações. Quando ele toca guitarra, é como se o mundo todo parasse para escutá-lo. O americano tem um jeito só dele de tocar e criar. Quando escuto os primeiros acordes da banda, mesmo que não conheça a música, já sei que se trata de Van Halen, por causa da guitarra. Ele é um gênio com muuuita personalidade. Se quer sentir na pele o que esse cara nos transmite com seu som, escute a música “Don’t tell me” que, além da letra ser fantástica, tem um dos meus solos favoritos de guitarra eveeer! Mas, admito que o solo de “Eruption” é imbatível. Uma curiosidade bacana, é que ele tocou guitarra na música “Beat It” do rei Michael Jackson.

05- Chuck Berry
Se eu não colocasse algum representante do blues, essa lista não teria tanto valor. Foi difícil escolher entre ele e o BB King, mas optei pelo Chuck, pelo fato de que, por toda sua história, ele é sim um dos pioneiros do rock n roll. Ele marcou uma era, abriu muitos caminhos e muitas portas para todos que surgiram depois dele, a maioria dessa lista teve influência direta dele. Sua música mais conhecida com certeza é “Johnny Be Good” e é demais.

04- Angus Young (AC/DC)
Vou falar o que desse senhor de 1.57cm, com mais de 60 anos, que toca guitarra vestido de colegial e quase sempre com chifrinhos vermelhos na cabeça?! Ele é demais! O trabalho dele na banda AC/DC é simplesmente excepcional. Com base total no heavy metal e hard rock (meus favoritos, amo de coração), Angus tem características só dele. Ele é demais, continua tocando maravilhosamente bem e espero que ele siga assim por muitos anos ainda. Amo demais a banda e esse pequeno senhor que é um talento gigantesco. Em qualquer música ele manda bem, mas “You Shook Me All Night Long” é especial.

03- Slash (Guns n’ Roses e Velvet Revolver)
Cabelos encaracolados, cartola e um estilo forte. Slash é sim um dos melhores guitarristas da história, o solo dele em “November Rain” nos confirma isso todos os dias. O que ele faz com a guitarra impressiona pela grandiosidade do trabalho. Ele também tem características peculiares que marcam sua música. Ele é nasceu na Inglaterra, mas muita gente pensa que ele é americano. “Paradise City” também é outra música de tirar o fôlego.

02- Jimmy Page (Led Zeppelin)
Esse aqui é especial demais. Ele é o guitarrista da minha banda favorita na vida, Led Zeppelin. Não tenho como expressar meu amor por esse ser humano, que até hoje é um gênio master mega talentoso! Tenho vontade de apertá-lo até esmagar, de tanto amor! Além de ser um guitarrista excepcional, ele também compunha canções maravilhosas com seu amigo e vocalista do Led, Robert Plant (outro que eu também quero apertar até esmagar). O hino master do rock é “Stairway To Heaven” e muita gente considera o solo dessa música como o melhor de todos. Esse inglês, pra mim, é o segundo mais genial de todo universo guitarrístico do planeta Terra! Jimmy, I love you! <3

01- Jimi Hendrix
Previsível? Sim! Mas vou fazer o que? Para mim, ele é o melhor de todos. Não existe e nunca existiu um guitarrista como esse cara aqui, Jimi Hendrix. Com droga, sem droga, ele fazia o que queria com a guitarra, mas ele optou por fazer sempre arranjos diferentes de tudo e todos. Ninguém jamais tocou ou toca, o que ele tocou. “Purple Haze” é um belo exemplo, mas posso ficar até amanhã citando músicas maravilhosas que esse cara criou. A minha favorita dele, também uma das favoritas da vida, é uma chamada “All Along The Watchtower” que me dá energia para enfrentar mais um dia. Mas os arranjos de “Voodoo Child” são… Pelo amor! Difícil descrever. Para quem não curte Jimi, o meu sinto muito! Pois para mim, ele é siiim o melhor guitarrista de todos.

Pois bem, meu povo! Eu amei escrever essa lista! Espero que vocês tenham gostado também. É muito importante para mim escutar a opinião e comentários de todos.
Aproveito para fazer menções honrosas para grandes guitarristas que deixei de fora dessa lista, como Joe Satriani, John Petrucci (Dream Theater), Richie Sambora (Bon Jovi), George Harrison (The Beatles), Alex Lifeson (Rush), Frank Zappa, BB King, Jeff Beck, Kirk Hammet (Metallica), Collins (Lynyrd Skynyrd), Dimebag Darrel (Pantera), Robby Krieger (The Doors)… etc.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*