Rocktrip

10 fatos sobre o Jimi Hendrix que você precisa saber

10 fatos sobre o Jimi Hendrix que você precisa saber

 

Pode ser que alguém saiba todos esses fatos que selecionei aqui, mas eu não sabia e encontrei depois de ler livros e pesquisar na internet, por isso achei bacana compartilhar com vocês. Na minha opinião, não existe alguém que seja melhor que ele na guitarra. Claro que temos excelentes guitarristas como Jimmy Page, Eddie Van Halen, Slash, etc. Mas para mim, na minha concepção, não existe e nem existiu (do jeito que as coisas andam, nem vai existir) alguém que seja melhor do que ele com uma guitarra na mão.

Jimi Hendrix. Nasceu em 27 de novembro de 1942, em Seattle. Morreu em 18 de setembro de 1970, em Londres. Faz parte daquele “seleto” grupo de gênios da música que morreram com 27 anos de idade. Ele tocava guitarra, cantava e compunha. Sua morte, até hoje é um mistério. Sua ex namorada, Monika Dannemann diz que ele havia tomado sem que ela soubesse, uma dose excessiva de comprimidos para dormir. Já os médicos dizem que ele literalmente se asfixiou em seu próprio vômito (assim como aconteceu com o saudoso John Bonham). Mas Monika diz que Jimi ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância.

Em vida, Jimi lançou apenas 3 álbuns gravados em estúdio. O primeiro chamado “Are You Experienced?” foi lançando em 1967. Depois veio o “Axis: Bold as Love” também de 1967. Por fim, ele gravou (meu favorito) o disco “Eletric Ladyland” em 1968. Também tem um ao vivo chamado “Band of Gypsys” que foi gravado em um show que ele fez em Monterey. O resto, é tudo performance que foi gravada ou músicas perdidas em estúdios que decidiram fazer coletâneas e lançaram tudo de forma póstuma. Jimi fez muitos shows (inclusive no Festival de Woodstock), portanto tem muito registro de tudo isso.

Agora chega de contar sobre ele. Vamos aos fatos que todo mundo quer saber. Ou melhor, fatos que todo mundo deve saber sobre esse homem que nos deixou forma tão prematura. Um menino que brincava de tocar guitarra e fez isso como jamais haviam feito.

1 – Sabe as vezes que ele ateou fogo na guitarra no palco para chocar e entreter os fãs? Essa ideia veio de um editor chamado Keith Altham, para que Jimi se diferenciasse da banda The Who, pois eles quebravam os instrumentos no palco. Jimi queria ser diferente. Ele ateou fogo em guitarras por 4 vezes em seus shows.

2 – Eu não acreditei nisso, mas o nosso também saudoso Lemmy Kilmister do Motörhead foi holdie do Jimi por um tempo. Sua função principal? Arrumar drogas para o Jimi. Foi nessa época que Lemmy aprendeu a viver sob o efeito de várias doses de ácido.

3 – Jimi nasceu durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai estava servindo à guerra e só conheceu o filho 3 anos após seu nascimento. E sua mãe Lucille faleceu de cirrose quando Jimi tinha apenas 16 anos. Seu pai, o senhor Al Hendrix, foi a primeira pessoa que o incentivou à música. Aos 15 anos, ele deu um violão de presente para Jimi, que um ano depois, comprou sua primeira guitarra.

4 – Que Jimi Hendrix era canhoto, isso todo mundo sabe. O que poucos sabem, é que essa característica do guitarrista causava um sério desespero em seu pai, que acreditava que isso era um sinal maligno. Sim, ele achava que isso era coisa do cramunhão (hahahaha).

 

5 – Sabe aquela atuação que ele fez em Woodstock, tocando o Hino Nacional Americano? Pois bem, muitos acharam que ele estava homenageando o seu país. Mas muito pelo contrário. Ele estava criticando seu país por conta da absurda Guerra no Vietnã.

 

6 – Sabe qual foi a condição para Jimi desembarcar na Inglaterra em 1966? Conhecer Eric Clapton, que na época tocava na banda Cream. A verdade é que Jimi admirava demais Clapton, e ao final de uma apresentação onde tocaram juntos, Jimi beijou as mãos de Eric dizendo que ele era seu irmão de alma na Inglaterra. E esse foi o início de uma amizade entre os dois que durou até o final da vida de Jimi.

7 – Uma prova dessa amizade tão intensa entre os dois guitarristas, é que no dia da morte de Jimi, Clapton iria entregar um presente a ele. Uma Stratocaster para canhotos. Clapton foi até o Lyceum, teatro onde Jimi estava tocando, mas eles se descontraram, pois Hendrix já havia saído. Jimi morreu horas depois e Clapton nunca pode entregar seu presente. Alguns anos depois, Clapton confessou que nesse dia, ele chorou sem parar, querendo ter ido embora junto com Jimi. Ele disse que foi um dos piores dias de sua vida.

 

8 – Jimi tinha muito bom gosto em todos os aspectos de sua vida. Para começar por suas roupas e acessórios como as bandanas que ele amava usar, muitas em tecidos orientais. No começo de sua carreira, ele usava roupas que homens jamais usariam naquela época, como camisa abertas e quimonos. Ele era sim , um formador de moda dos anos em que esteve vivo. Um de seus tecidos favoritos? Veludo!

 

9 – Sabe aquele festival de Monterey? Então, os produtores queriam que The Beatles e The Rolling Stones fossem as atrações principais. As duas bandas declinaram o convite, porém, Paul McCartney e Mick Jagger insistiram que Jimi deveria ser a atração principal para marcar seu retorno aos Estados Unidos, após uma temporada de sucesso na Inglaterra. Disseram que seria a ocasião perfeita e isso causaria uma comoção nacional. O cara já estava arrasando e todo mundo sabia disso.

 

10 – Jimi não se contentava em apenas tocar sua guitarra com os dedos. Por ser canhoto, ele tocava sua Fender de cabeça para baixo, mas ele também atacava as cordas com seus dentes, língua, esfregava-as em seu corpo, no microfone… Ele tratava a sua guitarra como uma vítima a ser sacrificada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*